Por que é tão importante escolher um bom nome (naming) para sua empresa

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Ok. Você tem uma empresa. Mas ela não tem um nome. Para que você possa escolher um nome que seja impactante e conte a história de seu negócio em um mercado tão competitivo, é preciso trabalhar um bom naming.

O que é naming e como ele pode ajudar

Naming é um termo usado para ‘dar nome a algo’. Para chegar a um nome, é necessário desenvolver um conjunto de ações que façam o nome ser conhecido e lembrado pelo seu público-alvo. Se você conseguir um bom nome para sua empresa, vai fazer dos seus clientes divulgadores do seu negócio.

O que você deve fazer após a escolha do nome

Ao escolher um nome, o primeiro passo não é sair dizendo para todo mundo, nem desenvolver logo a marca. O correto é fazer uma pesquisa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para saber se o nome não foi escolhido por outra empresa.

A pesquisa pode ser feita no site do INPI. Você saberá se o nome não foi protegido por terceiros. É possível fazer a busca por palavra-chave, número do processo e nome do depositante. O procedimento é o mesmo para o registro de marca, patente, desenho industrial, programa de computador e  transferência de tecnologia.

Outras formas de saber se o nome já foi escolhido: buscar no Google, por exemplo e pesquisar nas redes sociais, principalmente no nome dos perfis. É importante também, pesquisar se o nome escolhido não será ofensivo em outros idiomas.

Nunca, jamais, utilize nomes parecidos com empresas famosas. É antiético e, se for muito parecido, ao solicitar o registro dele, o INPI irá negar. Se um nome já está consolidado no mercado, ele tem um bom posicionamento. Não é legal tentar confundir o público alvo.

O nome não foi protegido por terceiros

Show! É hora de desenvolver a marca para registrar o conjunto (nome+marca) e garantir os direitos sobre o nome e a imagem de sua empresa. O próximo passo é desenvolver a gestão de marca (Branding).

Existem técnicas para desenvolver o nome de uma empresa

Aqui na Engendrar, nos usamos uma metodologia para o desenvolvimento do naming de uma empresa. O primeiro passo é o briefing – um questionário com perguntas sobre a empresa. Nele, fazemos algumas perguntas para entender a história da empresa.

Depois do questionário respondido, vamos para a investigação. Falamos de investigação acima, ao fazer as pesquisas necessárias para o uso do nome.

Depois, passamos para o brainstorming. Nele não existem limites e tudo é permitido. Criamos uma lista com diversos nomes e, através da filtragem, escolhemos aquele que transmite a ideia central da empresa.

Então passamos para a análise de características importantes que buscamos ao criar o nome: estímulo e facilidade de leitura, valorização das qualidades da empresa, construção da identidade (personalidade), funcionalidade e disponibilidade principalmente para uso em SEO, nas redes sociais e no registro do domínio que poderá ser usado para o site da empresa.

As chances de sucesso são bem maiores quando planejamos

Com o reforço do Marketing Digital, as chances do nome da sua empresa ser um aliado ao posicionamento online são muito interessantes.

Neil Patel afirma em seu artigo Por que o Nome da sua Marca é o Melhor Hack de SEO que Você Tem, que o nome da sua marca possui um potencial SEO inexplorado. Ele mostra como usar o potencial do nome para SEOs e subir nos rankings, direcionar tráfego, gerar leads, e fechar negócios.

As chances de sucesso são bem maiores quando planejamos. Mas, ainda assim, com todas as medidas para garantir a segurança do nome e de sua empresa e técnicas utilizadas, somente após o lançamento será possível saber como os consumidores irão reagir.

Até o próximo artigo.

 

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